Como foi o I SIGEPRO - Parte 2

Sexta-Feira, 12/08/16

No início do segundo dia do evento, as atividades começaram com a Reunião do NUGEEP, onde foram discutidos com alguns participantes o que foi feito durante o ano, e quais deveriam ser os próximos passos para consolidar o trabalho feito. Além disso, foi aberto o processo seletivo para estudantes de Engenharia de Produção que gostariam de ajudar o NUGEEP de alguma forma.


Após a reunião, no auditório Bruno Hammes, aconteceu a apresentação de artigos, onde foram apresentados 2 trabalhos aprovados.

Sessão de Artigos Aprovados


Pontualmente, às 11:00 horas no auditório Maurício Berni, Giane Brocco iniciava seu minicurso sobre “Biomimicry Thinking”. Os participantes presentes gostaram muito do tema. Caroline de Oliveira Machado, da UNIPAMPA, deu um depoimento surpreendente “Confesso que cheguei de última hora na palestra, e não poderia ter feito escolha melhor, ainda não tinha ouvido falar sobre o assunto, mas a palestrante falou de forma tão segura que o assunto me chamou atenção e sem dúvida alguma irei me aprofundar mais ainda para descobrir as milhares de coisas que a natureza pensou primeiro!”.

Giane Brocco sobre Biomimicry Thinking


No mesmo horário, no auditório Bruno Hammes, Mateus Machado e Lúcio Noris apresentavam o case da STIHL sobre “Cooperação em um Ambiente Industrial”. Com a apresentação do case, o público pode perceber a importância do trabalho em equipe e como isso faz a diferença dentro das indústrias. A participante Sabrina Pinheiro, da UNICRUZ, resumiu a apresentação com a seguinte frase “Ótima exposição do sistema cooperativista. O uso teórico e o prático (exemplo empresarial) foi uma inteligente abordagem que propiciou o engajamento de todos conhecedores ou não do cooperativismo”.

Mateus Machado e Lúcio Noris falando sobre o case da STIHL


Assim que os participantes retornaram do almoço, no auditório Maurício Berni, Guilherme Vaccaro e Thiago Souza iniciaram a apresentação do minicurso “Lean Healthcare: Aplicações da Mentalidade Enxuta em Hospitais”. O público presente gostou muito da abordagem feita, e a participante Ludmyla Santiago Petersen, da UCS, agradeceu os palestrantes com a seguinte mensagem “Obrigada por terem me feito ficar mais apaixonada por essa área. Se pudesse ficaria a tarde inteira falando sobre esse tema”.

Guilherme Vaccaro e Thiago Souza sobre Lean Healthcare


Ao mesmo tempo, no auditório Bruno Hammes, Larissa Menezes Scussiato e Nikolas Skolari apresentaram a EPR Consultoria, empresa júnior formada por estudantes de Engenharia de Produção da UFRGS. Além disso, os mesmos apresentaram um trabalho desenvolvido pela consultoria. A participante Laura Pompermaier da UNIRITTER resumiu a apresentação com a seguinte frase “Adorei a apresentação, esclareceu muitas dúvidas e mostrou caminhos para quem esta iniciando o curso”. Em seguida, foi a vez de Douglas Veit falar sobre o tema “Manufatura Aditiva: Transformação em Sistemas Produtivos”. O público presente pode entender a importância de estar atento às novas tecnologias que vão surgindo. João Pedro B. Uhry, da SETREM-RS, um dos participantes, sintetizou a palestra e a performance do apresentador com a seguinte frase “Interessante o assunto, assim como muito dinâmico o palestrante”.

No canto superior esquerdo, Larissa e Nikolas falando sobre a EPR. No cantor inferior esquerdo e no lado direito, Douglas Veit falando sobre Manufatura Aditiva


Novamente, às 15 horas, foi realizado o coffee break. Durante a realização do mesmo, os participantes puderam fazer novas amizades e aproveitar o momento de interação fazendo um lanche.


As atividades foram retomadas às 16 horas. No auditório Maurício Berni, Glauco Kunrath apresentou o case da STHIL “Daily Accountability: Gerenciamento da Rotina”. Nessa apresentação, os participantes entenderam a importância de manter indicadores atualizados, bem como gerenciar a rotina a partir dos mesmo. Simultâneo a essa palestra, no auditório Bruno Hammes, Felipe Menezes apresentava “O Futuro da Indústria”. O público presente reagiu muito bem a palestra, e os comentários foram muito positivos. Cícero Giordani da Silveira, da FEEVALE, resumiu assim “Excelente palestra. O prof. Felipe Menezes trouxe informações importantes e gerou muitas reflexões sobre o futuro”.

Do lado esquerdo, Glauco Kunrath falando sobre Daily Accountability. Do outro lado, Felipe Menezes falando sobre o Futuro da Indústria


Encerrada a palestra do Glauco Kunrath, no auditório Maurício Berni, foi a vez do Abimael Vianna apresentar o case da John Deere “Logística como Diferencial Competitivo”. O público gostou muito da apresentação e pode entender como criar um diferencial competitivo a partir de um recurso interno. Ao mesmo tempo, Secundino Corcini Neto iniciava sua apresentação no auditório Bruno Hammes. O case “Construção do Sistema de Manufatura Enxuta JBS” apresentado pelo mesmo, animou o público e gerou muitos comentários positivos. Um deles foi do Édipo Dannenberg, da UNISINOS, “Gostei bastante do assunto e de ver como uma empresa de tal porte faz as práticas da engenharia de produção”.

Do lado esquerdo, Abimael Vianna falando sobre o case da John Deere. Do outro lado, Secundino Corcini falando sobre o case da JBS.


A palestra de encerramento começou às 19:30, com a entrega do Prêmio NUGEEP. O prêmio foi divido em 3 categorias. A primeira foi de Melhor TCC Gaúcho que foi entregue para Gabriela de Bem Nunes com o trabalho “MODELO DE GESTÃO DE ESTOQUES PARA ATENDIMENTO DO NÍVEL DE SERVIÇO CONTRATADO: Proposição Por Meio da Visão Sistêmica”, a segunda foi para Melhor Revisor que foi entregue para Fabrício Eidelwein e a última para o Melhor Artigo, cujo os ganhadores foram Thales Felipe Frutuozo, Davi Germano Hein Schieck, Filipe Leonardo de Lima, Murilo Andrade Alves e Flaviane Rey Scherer com o trabalho “APLICAÇÃO DA CASA DA QUALIDADE EM UM POSTO DE COMBUSTÍVEIS: OUVINDO A VOZ DOS CONSUMIDORES DE COMBUSTÍVEIS EM CANOAS-RS”.

Prêmio NUGEEP


Na sequência, Secundino Cornicini Neto e Ranieri Karkow fizeram uma breve apresentação individual. Após isso, os mesmos discutiram assuntos que consideravam importantes, porém não tinham visto durante a faculdade. Para os participantes que estavam presentes, foi uma motivação ver a trajetória de sucesso dos mesmos e perceber que nem todas as coisas são estudadas durante a graduação. A palestra recebeu muitos comentários positivos, como o da Danielle Soares Porciuncula, da UNISINOS. A mesma elogiou a palestra e ainda agradeceu os palestrantes com essas palavras “Quero agradecer ao Secundino e ao Ranieri pela palestra e pelas maravilhosas palavras que nos foram ditas na última sexta-feira. Em nossa vida acadêmica é de suma importância nos depararmos com depoimentos e mensagens motivadoras. Além de uma grande lição, tenho certeza que todos os que estavam presentes saíram do auditório mais contentes com o curso e acreditando que é possível sim crescermos na vida sem termos nascido filhos de uma família rica. Vocês conseguiram de uma maneira leve e descontraída nos fazer voltar para casa com mais vontade de aprender, estudar e nos desenvolver profissionalmente. Parabéns, vocês são demais! Não é a toa que estão onde estão. Sucesso!”

Palestra de Encerramento – Ranieri e Secundino


1 visualização

Posts recentes

Ver tudo

CONTATO

SIGA-NOS NAS REDES

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca ícone do YouTube

FALE COM NÓS

© NUGEEP - Todos os diretos reservados