Como foi o I SIGEPRO - Parte 1

Perguntamos aos participantes do SIGEPRO o que eles acharam do evento e o resultado foi surpreendente! Veja aqui fotos e depoimentos sobre o primeiro dia de SIGEPRO!


Quinta-Feira, 11/08/16

No início do primeiro dia de evento, estudantes de diversas Universidades do estado (UNIPAMPA, UFPEL, SETREM, UNICRUZ, UFSM) chegaram cedo para prestigiar o SIGEPRO. Oito voluntários trabalharam nesta primeira hora do evento para que a chegada dos alunos em caravanas não gerasse filas em excesso!

Credenciamento durante a primeira hora do SIGEPRO

Parabéns para toda comissão organizadora pelo empenho e por terem feito o seu melhor! Foi um ótimo evento, parabéns por serem os primeiros, por terem a ideia e além disso, realizá-la! Aguardamos o próximo! – Jonathan Pithan de Brito – UNICRUZ

A primeira atividade, apresentação de artigos, contou com a apresentação de três trabalhos.

Autores dos Artigos apresentados no primeiro dia do SIGEPRO


Após a apresentação dos artigos começaram as apresentações de Cases e Palestras.


Era 11:00 horas quando Taline Teixeira no auditório Bruno Hammes iniciava sua apresentação sobre o case da AGCO sobre “Melhoria nos Resultados na Introdução de Novos Produtos através do Lean Office. Cícero Giordani da Silveira, da Universidade Feevale resumiu a apresentação com a seguinte afirmação “Excelente! A Taline mostrou como o conhecimento sobre Lean pode alavancar resultados na indústria.”

Taline Teixeira sobre Lean Office na Introdução de Novos Produtos


No auditório Maurício Berni, também às 11:00 horas Vanderlei Zalamena iniciava a apresentação do Case da STIHL sobre “Process Simulation: O uso da tecnologia virtual para antecipar a realidade”. Os participantes presentes gostaram muito da apresentação, Pablo Araujo da UNIPAMPA-Bagé, um dos participantes, resumiu com a seguinte frase “Excelente palestra. Muito bem apresentada, aplicação direta na área.”.

Vanderlei Zalamena apresentado o case da STIHL!


Após os participantes retornarem do almoço, Maria Isabel Morandi no auditório Bruno Hammes iniciou o minicurso sobre “Pensamento Sistêmico e Planejamento de Cenários”. Nesse minicurso, os participantes puderam entender como utilizar essa importante ferramenta no contexto da Engenharia de Produção!


No mesmo horário, Fábio Sartori Piran no auditório Maurício Berni apresentou seu minicurso sobre “Análise de eficiência em sistemas produtivos com a utilização da Análise Envoltória de Dados (DEA)”. O público reagiu muito bem, o participante João Pedro B. Uhry da SETREM-RS, resumiu o minicurso e a performance do palestrante com a seguinte frase “Assunto muito interessante e o palestrante com uma conduta e forma de explicar excelente.”.

Do lado esquerdo, Maria Isabel apresentando Pensamento Sistêmico e Planejamento de Cenários. Do outro lado, Fábio Sartori Piran apresentando a Análise Envoltória de Dados.


Encerrados os minicursos mencionados anteriormente, foi feito o coffee break. Durante a realização do mesmo, os participantes puderam fazer novas amizades e aproveitar o momento de interação fazendo um lanche.

Participantes interagindo e aproveitando para fazer um lanche.


As atividades foram retomadas pontualmente às 16:00. No auditório Maurício Berni, a palestrante Aline Dresch e o palestrante Daniel Lacerda conduziram o minicurso sobre “Desing Science Research”. O participante Thales Felipe Frutuozo da Unilasalle, comentou o seguinte sobre o minicurso “Não tinha o conhecimento desse método, e agora com o conhecimento obtido nessa palestra vou estudar mais sobre, para utilizar desse meio de pesquisa em futuros projetos acadêmicos“.


No auditório Bruno Hammes, foram apresentadas duas atividades com duração de 1 hora cada. A primeira atividade foi um case da STIHL “Aumento da Produtividade, através da Otimização e Automação dos processos de fundição e usinagem” apresentado pelos palestrantes Eder Wisniewski e Douglas Oliveira. Na sequência, o palestrante Jonas Cardoso apresentou seu minicurso sobre “Métodos Ágeis de Gestão de Projetos”. Tanto o case, quanto o minicurso foram muito bem recebidos pelo público. Cristiano Fracasso, da UNIPAMPA, fez o seguinte comentário sobre o case “Foi uma ótima abordagem do assunto, de forma leve e sucinta, mesmo quem não tinha o conhecimento na área conseguiu absorver o assunto abordado.”.

Do lado esquerdo, Éder e Douglas apresentando o case da STIHL. Do outro lado, Jonas Cardoso apresentando seu minicurso.


A palestra magna iniciou pontualmente as 20:00 com a apresentação do NUGEEP feita por Pedro Lima e Cristhine Borges. Na sequência, após a palavra de Daniel Lacerda e Miguel Afonso Sellitto (coordenadores da graduação e pós-graduação da Eng. de Produção na Unisinos) os palestrantes Luis H. Rodrigues, Junico Antunes e Fernando Fischer apresentaram uma perspectiva individual sobre a produtividade e competitividade gaúcha. Após isso, os mesmos discutiram assuntos relacionados a esse tema num bate papo construtivo. O público presente gostou muito da palestra, e a Caroline de Oliveira Machado, da UNIPAMPA, resumiu assim “Ouvir palavras de palestrantes tão experientes e com tanta firmeza no que falavam foi revigorante e me deu ainda mais certeza do que quero ser profissionalmente’.

Cristhine Borges e Pedro Lima apresentam o NUGEEP a aproximadamente 600 alunos presentes na Palestra Magna, no dia 11/08/2016. Foto cedida por Aline Dresch.

Luis Henrique Rodrigues, Junico Antunes e Fernando Fischer.

1 visualização

Posts recentes

Ver tudo

CONTATO

SIGA-NOS NAS REDES

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca ícone do YouTube

FALE COM NÓS

© NUGEEP - Todos os diretos reservados